Barretos pede cumprimento de lei para municípios estâncias turísticas

Durante a plenária da segunda reunião da AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), realizada no último sábado, 3 de agosto/19, no Barretos Country Resort & Convenções, O prefeito Guilherme Ávila reivindicou o rankeamento para classificação dos Municípios de Interesse Turístico e Estâncias.
O pedido foi feito diretamente ao governador em exercício, Rodrigo Garcia. “A lei existe e deve ser cumprida para definir as cidades que sobem e as que descem. Estou fazendo este pedido para que se faça justiça porque muitas cidades recebem grande público, têm estrutura e não são reconhecidas como Estância ainda”, observou, sugerindo que num primeiro momento do cumprimento da lei, subam seis e caiam seis cidades no ranking.
“Nós temos todos os documentos prontos para Barretos se tornar município estância turística e estamos fazendo novos projetos junto ao Comtur e aguardando o rankeamento”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Adriano Santos, que destacou a importância do encontro da AMITESP em Barretos. “É uma grande honra para a Cidade. Recebemos mais de 30 prefeitos, secretários de Estado e autoridades tão importantes, como Rodrigo Garcia, governador em Exercício”.
A presidente da AMITESP (Associação dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo), Daniela Brito, disse que a diversidade está no interior. “É uma grande responsabilidade representar os municípios, mas juntos iremos fortalecer o setor em todas as suas pontas”, ressaltou.
O Encontro foi marcado pela formação da mesas solene, que teve, além da participação de Guilherme Ávila, Rodrigo Garcia, a presidente da AMITESP, Daniela de Cássia Santos Brito; o deputados Geninho Zuliani (federal), Sebastião Santos (estadual), secretários de Estado, Vinícius Lumertz (Turismo), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Marcos Penido (Infraestrutura e Meio Ambiente), Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo e representantes de instituições de turismo.
O Governador em Exercício, pregou que devem haver estratégias conjuntas entre os municípios para efetivação do Plano de Turismo no Estado de São Paulo, devem serem estabelecidas prioridades, pois turismo é emprego e renda e sem dúvidas traz recursos e riquezas. “Barretos tem grande importância para o turismo de São Paulo e a Festa do Peão é uma prova importante. Saímos desta reunião com demandas e ideias para o governador João Doria para melhorar ainda mais a gestão”, frisou. Além de um chapéu, Rodrigo Garcia recebeu um kit de presente entre pelo prefeito Guilherme Ávila, que o fez também para a presidente da AMITESP.
Daniela Brito elogiou a organização do encontro e a receptividade de Barretos para com a AMITESP e os participantes e enfatizou que a diversidade está no interior é uma grande responsabilidade representar os municípios.
Ao abordar a importância do turismo no reposicionamento de São Paulo na rota turística, o secretário Vinícius Lummertz, afirmou que o Estado é rico com grandes oportunidades. “Com a concessão dos aeroportos o setor será ainda mais forte. Novos voos para municípios como Barretos, fazem justiça à importância no contexto econômico e social para o Estado e o Brasil, por isto é preciso criar o hábito do transporte aéreo no interior para gerar mais emprego e renda’, apontou.
TEMAS – Três palestras foram realizadas durante a plenária: Bob Santos que versou sobre o tema Os Desafios do Turismo no Brasil; José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município Verde – Azul e o presidente da Skal Internacional, Aristides Cury, que desenvolveu o tema Prêmio Top Destinos Turísticos. Ao final do encontro, membros da mesa também receberam kits de presente. O encerramento foi marcado por um almoço com o cardápio típico da Queima do Alho.
CITY TOUR – Durante a plenária, as primeiras damas e pessoas convidadas participaram de um City Tour por Barretos, com Paulinho 1001, guia de turismo que é também berranteiro e locutor de rodeios. visitando o Parque do Peão, uma fábrica de chapéus, lojas de moda e artesanato e o entorno do Hospital de Amor, entre outros pontos turísticos.