Museu Ruy Menezes abre o ano com exposição e edição do Chorinho no Museu

O Museu Histórico, Folclórico e Artístico “Ruy Menezes”, localizada na Avenida 17, esquina da Rua 16, 311 – Praça Francisco Barreto, começa a temporada 2020 de eventos com duas grandes atrações: a abertura da exposição fotográfica e audiovisual Beleza e Fé na Serra do Espinhaço, em Milho Verde e Tabuleiro (MG) e a primeira edição do ano do projeto “Chorinho no Museu”. A programação está marcada para o dia 26 de janeiro, domingo, a partir das 10hs tem entrada gratuita.
A exposição Beleza e Fé na Serra do Espinhaço (MG) teve seus registros feitos nos Distritos de Milho Verde e Tabuleiro, pertencentes aos municípios de Serro e Conceição do Mato Dentro, respectivamente. De autoria do geógrafo Mario Alberto dos Santos, a exposição traz fotografias que retratam as belezas naturais, cenas do cotidiano e momentos de espiritualidade e fé da população local.
Durante a abertura também será exibido vídeo-documentário dirigido pela jornalista Glaucia Chiarelli com depoimentos de pessoas e imagens de devotos dos santos padroeiros dos Distritos e de suas igrejas matrizes locais, sendo a Igreja de Milho Verde tombada pelo IEPHA, órgão estadual de tombamento de Minas Gerais, e local de batizado da personagem histórica Chica da Silva.
Na programação serão apresentados clássicos de grandes nomes desse gênero musical genuinamente brasileiro, que já se tornou tradição em Barretos: Carinhoso, André de Sapato Novo e Urubu Malando. O projeto acontece sempre no último domingo do mês e vem levando um público cada vez maior ao Museu Ruy Menezes.
O Grupo Escorregando é formado por Euvaldo Lacerda (violão), Leandro Carvalho (violão sete cordas), Paulo Floriano (trombone e tuba), Breno Cezar Ferreira (clarinete e flauta transversal), Felipe Moraes (bandolim), Glauber Juliani (pandeiro) e Cesar Juliani (produção e pandeiro).

SERVIÇO:

Gênero – exposição
Título: Beleza e Fé na Serra do Espinhaço – Milho Verde e Tabuleiro (MG)
Autores – Glaucia Chiarelli e Mario Alberto dos Santos
Lançamento: 26 de janeiro/2020
Horário: 10h
Visitação: de 26 de janeiro/ 2020 a 1º de março/ 2020
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 12h

Gênero: música
Título: Chorinho no Museu
Músicos – Euvaldo Lacerda, Leandro Carvalho, Paulo Floriano, Breno Cezar Ferreira, Felipe Moraes, Glauber Juliani, Cesar Juliani.
Data: 26 de janeiro/ 2020
Horário- 10hs