A Prefeitura Municipal de Barretos, por meio da Secretaria de Turismo, tem trabalhado em parceria com o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo para fortalecer o turismo receptivo no município e identificar novas possibilidades para o desenvolvimento social e econômico do setor em nosso município.

É de se ressaltar também que há um ambiente favorável para o turismo em Barretos. Parcerias são valorizadas por meio do PROJETUR, roteiro com a oferta turística local que conta com o apoio de instituições como a ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barretos, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Barretos e Região, a ABATUR - Associação Barretense de Turismo, o Sindicato do Comércio Varejista, o Clube “Os Independentes”, o SIRVARIG – Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, o SEBRAE-SP, o SENAC e o IFESP.

Se ampliarmos as parcerias para um contexto regional, Barretos participa de duas iniciativas visando o desenvolvimento econômico e social entre municípios em que o turismo assume condição de prioridade: o Circuito das Águas Sertanejas e o CODEVAR – Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande. O Circuito das Águas Sertanejas é um roteiro turístico reconhecido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, e pelo Ministério do Turismo, e conta com a participação de seis municípios, entre os quais Barretos. Já o CODEVAR conta com outros 10 municípios além de Barretos e tem como objetivo desenvolver políticas de integração dos municípios partícipes, aumentando sua representatividade perante os governos estadual e federal. A primeira diretriz do CODEVAR é a elaboração do Plano de Turismo Regional, aproveitando o crescimento exponencial do setor na região.

Além de uma trajetória muito bem sucedida na realização da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, um mega evento de projeção internacional, e de se consolidar como destino referência na cultura country/sertaneja, Barretos também é privilegiada por ter outros expressivos atrativos turísticos de saúde, de lazer e de compras. Estas possibilidades de turismo, abrem espaço para o desenvolvimento de Turismo Cultural, Rural, Religioso, de Esportes, de Negócios e Eventos e de Saúde.

É com este cenário que Barretos tem agora com um Plano Diretor de Turismo, com vários projetos a serem trabalhados, visando se tornar Município de Interesse Turístico e posteriormente Estância Turística. Um reconhecimento que não apenas nos garantirá a possibilidade de investir ainda mais no desenvolvimento da atividade turística no município, como também valorizará a nossa imagem na condição de destino turístico nos cenários paulista, brasileiro e internacional.